PROJETO

άσκηση Desenvolvimento Humano Projeto: Parceria pela Vida

Marcelo Schmidt

Missão:

Nossa missão é em prol da vida, agregando valores positivos e espirituais ao desenvolvimento do ser humano. Nossa maior meta é ter as vidas transformadas a partir do conhecimento, autoconhecimento e crescimento pessoal.

Visão Geral:

Temos como primordial o desenvolvimento do ser humano, buscando a mudança do seu estilo de vida, da sua identidade pessoal e social, para que o mesmo possa desenvolver todo seu potencial, tornando-se produtivo e valorizado no contexto social.

Objetivos:

Sabemos que as drogas tem permeado a sociedade e as famílias há tempos, mas não conhecemos na história um período em que o uso de substâncias psicoativas teve tal impacto econômico e social. Muitas vezes a falta de informação leva a uma abordagem inadequada do problema. A sociedade e os familiares devem ser orientados, a fim de que tenham melhor entendimento da situação e possam dar apoio de forma adequada.

Diante desta realidade, a άσκηση Desenvolvimento Humano apresenta como objetivo a necessidade da responsabilidade compartilhada e da redução de danos à saúde e à sociedade, bem como prestar consultoria na área da dependência química para a sociedade em geral em seus diversos segmentos (indivíduos, famílias, empresas, ONG’s, instituicões educacionais, associações) .

Serviços:

- Cursos, capacitação e treinamento:

Atuamos na elaboração e execução de treinamentos, capacitação e cursos voltados para a prevenção e tratamento da Dependência Química, para os diversos segmentos da sociedade . Os serviços oferecidos pela άσκηση Desenvolvimento Humano são presenciais e itinerantes, se adequando ao perfil e necessidade das empresas e instituições solicitantes.

-Seminários e palestras:

Atuamos na elaboração e execução de seminários, palestras e workshops voltados para a dependência, codependência, prevenção, tratamento e demais temáticas relacionados à área da dependência química para os diversos segmentos da sociedade.

- Projetos Terapêuticos e Sociais:

Temos acima de tudo uma preocupação e uma obrigação social frente à problemática do uso, abuso e dependência de SPA’s (Substâncias Pscoativas) , por isso atuamos efetivamente na elaboração de projetos terapêuticos e sociais para a redução dos prejuízos relacionados ao uso dessas substâncias. Atuamos junto às Secretarias Municipais e Estaduais de Assistência Social, Saúde, Educação, empresas e outras instituições, com o desafio a organização de ações eficazes para lidar com a problemática do uso abusivo de álcool e outras drogas. Para tal a άσκηση Desenvolvimento Humano elabora projetos destinados a redução de danos à saúde e à sociedade e oferece estratégias de ações de acordo com o público alvo.

-Gerenciamento Terapêutico para instituições de tratamento:

De acordo com a demanda que cresce dia após dia, também cresce o número de Clínicas, Residências e Comunidades Terapêuticas e demais instituições com foco no tratamento, recuperação e reinserção social de pessoas com problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas. A mão de obra especializada para o trabalho nessas instituições é algo escasso e o bom gerenciamento é indispensável para uma prestação de serviço de qualidade na atenção aos usuários de substâncias psicoativas e seus familiares. Sendo assim, proporcionamos às instituições interessadas, o serviço de gerenciamento terapêutico prestando consultoria periódica, auxiliando nas etapas de abertura e formação da instituição, organização da estrutura física, orientação sobre as documentações necessárias para o funcionamento legal da instituição, elaboração do projeto terapêutico, metodologia e treinamento teórico e prático da equipe de profissionais.

Para instituições já existentes, realizamos a consultoria, fazendo uma avaliação através de sondagem por tempo pré determinado (tempo para observar o funcionamento da instituição). Posteriormente, apresentamos um relatório técnico dando nosso parecer sobre a instituição avaliada e acrescentando, quando necessárias, alternativas que irão melhorar o funcionamento, a qualidade e os resultados de nossos clientes.

CONTATOS:

Celular: (41) 99736 5087

email:

aoknondh@gmail.com,

marcelo.schmidt1@gmail.com,

https://aoknondh.blogspot.com

segunda-feira, 15 de abril de 2019


MITOS E FATOS SOBRE A RECAÍDA


Muito se tem falado sobre o processo de recaída do dependente químico, conhecer a verdade sobre alguns pontos fundamentais da recuperação é fundamental. Então...

M. A recaída é falha no tratamento
F. A recaída é um erro evitável, podendo ser utilizada para detecção de estímulos antes desconhecidos.

M. A recaída ocorre somente no momento que o paciente usa álcool ou drogas.
F. A recaída começa dias antes do consumo. Mudanças de comportamento e atitudes, exposições inadvertidas a situações de risco precedem o consumo da droga.

M. A recaída só ocorre quando se faz uso da própria droga de preferência.
F. A recaída ocorre quando droga que altera o psiquismo (incluindo o álcool) é consumida pelo paciente (exceto medicações prescritas por médico). Álcool  frequentemente inicia o processo de recaída do dependente de cocaína.

M. A recaída é sinal de pouca motivação
F. Mesmo o paciente mais motivado apresenta recaídas. O processo de prevenção de recaídas é árduo e longo.

M. A recaída anula o que o paciente havia conquistado.
F. O paciente vai estruturando sua rotina paulatinamente, e quando ocorre a recaída, muitas das modificações são mantidas, devendo ser reforçadas os sinais que esta recaída forneceu.

M. A ausência de recaídas garante a recuperação do paciente.
F. Existem pacientes que não recaem, mas que nunca se recuperam dos prejuízos que a dependência proporcionou (ausência de mudança do estilo de vida).

M. A recaída é um acidente.
F. A recaída é previsível e evitável.

                                                                                                                                Marcelo Schmidt


Nenhum comentário:

Postar um comentário