PROJETO

άσκηση Desenvolvimento Humano Projeto: Parceria pela Vida

Marcelo Schmidt

Missão:

Nossa missão é em prol da vida, agregando valores positivos e espirituais ao desenvolvimento do ser humano. Nossa maior meta é ter as vidas transformadas a partir do conhecimento, autoconhecimento e crescimento pessoal.

Visão Geral:

Temos como primordial o desenvolvimento do ser humano, buscando a mudança do seu estilo de vida, da sua identidade pessoal e social, para que o mesmo possa desenvolver todo seu potencial, tornando-se produtivo e valorizado no contexto social.

Objetivos:

Sabemos que as drogas tem permeado a sociedade e as famílias há tempos, mas não conhecemos na história um período em que o uso de substâncias psicoativas teve tal impacto econômico e social. Muitas vezes a falta de informação leva a uma abordagem inadequada do problema. A sociedade e os familiares devem ser orientados, a fim de que tenham melhor entendimento da situação e possam dar apoio de forma adequada.

Diante desta realidade, a άσκηση Desenvolvimento Humano apresenta como objetivo a necessidade da responsabilidade compartilhada e da redução de danos à saúde e à sociedade, bem como prestar consultoria na área da dependência química para a sociedade em geral em seus diversos segmentos (indivíduos, famílias, empresas, ONG’s, instituicões educacionais, associações) .

Serviços:

- Cursos, capacitação e treinamento:

Atuamos na elaboração e execução de treinamentos, capacitação e cursos voltados para a prevenção e tratamento da Dependência Química, para os diversos segmentos da sociedade . Os serviços oferecidos pela άσκηση Desenvolvimento Humano são presenciais e itinerantes, se adequando ao perfil e necessidade das empresas e instituições solicitantes.

-Seminários e palestras:

Atuamos na elaboração e execução de seminários, palestras e workshops voltados para a dependência, codependência, prevenção, tratamento e demais temáticas relacionados à área da dependência química para os diversos segmentos da sociedade.

- Projetos Terapêuticos e Sociais:

Temos acima de tudo uma preocupação e uma obrigação social frente à problemática do uso, abuso e dependência de SPA’s (Substâncias Pscoativas) , por isso atuamos efetivamente na elaboração de projetos terapêuticos e sociais para a redução dos prejuízos relacionados ao uso dessas substâncias. Atuamos junto às Secretarias Municipais e Estaduais de Assistência Social, Saúde, Educação, empresas e outras instituições, com o desafio a organização de ações eficazes para lidar com a problemática do uso abusivo de álcool e outras drogas. Para tal a άσκηση Desenvolvimento Humano elabora projetos destinados a redução de danos à saúde e à sociedade e oferece estratégias de ações de acordo com o público alvo.

-Gerenciamento Terapêutico para instituições de tratamento:

De acordo com a demanda que cresce dia após dia, também cresce o número de Clínicas, Residências e Comunidades Terapêuticas e demais instituições com foco no tratamento, recuperação e reinserção social de pessoas com problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas. A mão de obra especializada para o trabalho nessas instituições é algo escasso e o bom gerenciamento é indispensável para uma prestação de serviço de qualidade na atenção aos usuários de substâncias psicoativas e seus familiares. Sendo assim, proporcionamos às instituições interessadas, o serviço de gerenciamento terapêutico prestando consultoria periódica, auxiliando nas etapas de abertura e formação da instituição, organização da estrutura física, orientação sobre as documentações necessárias para o funcionamento legal da instituição, elaboração do projeto terapêutico, metodologia e treinamento teórico e prático da equipe de profissionais.

Para instituições já existentes, realizamos a consultoria, fazendo uma avaliação através de sondagem por tempo pré determinado (tempo para observar o funcionamento da instituição). Posteriormente, apresentamos um relatório técnico dando nosso parecer sobre a instituição avaliada e acrescentando, quando necessárias, alternativas que irão melhorar o funcionamento, a qualidade e os resultados de nossos clientes.

CONTATOS:

Celular: (41) 99736 5087

email:

aoknondh@gmail.com,

marcelo.schmidt1@gmail.com,

https://aoknondh.blogspot.com

quinta-feira, 11 de abril de 2019


                            TIPOS DE PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Prevenção primária: São atos que propõem a diminuição da ocorrência de determinada patologia nos cidadãos, minimizando a possibilidade de que novos casos ocorram, ou seja, almeja diminuir a incidência, prevenindo o uso de drogas antes que ele se inicie.
Público-alvo:  Crianças e adolescentes, a ideia é destacar ações como a conscientização e a sensibilização, portanto, são visados todos, e não somente aqueles considerados como de alto risco. Ela deve estar alicerçada nos pais e nos professores, conhecidos aqui como “educadores naturais”.


 Jovens e adultos, são fornecidas instruções básicas, no intuito de provocar e oportunizar uma reflexão ampla sobre as questões abordadas, bem como um maior comprometimento e atuação.
Medidas que visam a uma educação nesse sentido:
• Esta mediação precisa ser prematura e deve ser ofertada por meio de atividades agradáveis, inovadoras e didáticas.
• Ela deve estar inserida em um aspecto mais vasto da educação para a saúde, objetivando tornar interessantes as regras para uma vida saudável.

Prevenção secundária: São quaisquer atos com proposição a diminuir a prevalência de uma doença em uma população, reduzindo sua evolução e duração. Consiste em intervenções para evitar que um estado de dependência se estabeleça.
Público-alvo: Esta intervenção especializada é endereçada a qualquer indivíduo que já apresentou algum sinal de dificuldade, decorrente do consumo indevido de drogas.
Técnicas utilizadas: Compreensão do indivíduo no que diz respeito ao seu comportamento. Entendimento do significado das coisas que lhe acontecem e dos gestos que usa para determinadas situações. Oferta de conhecimento mais adequado com relação à questão da dependência química. Ressignificação de suas reações às diversas circunstâncias.

Prevenção terciária: São ações destinadas a diminuir ao mínimo as deficiências funcionais consecutivas à doença. O propósito é diminuir as sequelas de um uso já contínuo e intenso de drogas, sendo, em sua maioria, estratégias voltadas para a reabilitação e a reinserção social do indivíduo.
Público-alvo: Este tipo de prevenção é aplicada a todas as pessoas que já possuem a doença da dependência química. Nesta etapa, busca-se estimular os dependentes a procurar motivação para a recuperação.
Etapas Valendo-se do fato que o abuso de substâncias tóxicas já está estabelecido, busca-se realizar ações de reabilitação. Sendo assim, a prevenção terciária atua antes, durante e depois do tratamento.
Ø Antes do tratamento, a intervenção tem a intenção de auxiliar o sujeito a formular uma solicitação de amparo e se engajar em uma relação terapêutica efetiva.
Ø Durante o tratamento, auxilia para que o processo terapêutico não seja interrompido, evitando que a situação se transforme em um drama, porém sem minimizá-la.
Ø Depois do tratamento, visa a uma ação integrada com instituições voltadas para a reinserção socioeconômica.
Fonte: http://www.cnm.org.br/biblioteca/download/2698

MEDITAÇÃO DO DIA

QUINTA, 11 DE ABRIL DE 2019


UMA MENTE FECHADA

"Uma ideia nova não pode ser enxertada numa mente fechada... Uma mente aberta conduz-nos a um discernimento que sempre nos escapou." Texto Básico, p. 107
Chegámos a NA quando as nossas vidas não podiam estar mais em baixo. Já não sabíamos o que fazer. Aquilo de que mais precisávamos quando chegámos aqui eram ideias novas, novas formas de viver, vindas da experiência de pessoas que haviam visto essas ideias a funcionar. Mas as nossas mentes fechadas impediam-nos de absorver essas mesmas ideias de que necessitávamos para viver. A negação não nos deixa compreender o quanto precisamos de novas ideias e de um novo caminho. Ao admitirmos a nossa impotência e ao reconhecermos o quão desgovernadas as nossas vidas se tornaram, estamos a permitir-nos ver o quanto precisamos do que NA tem para dar. A auto-suficiência e a vontade próprias podem impedir-nos até de admitir a possibilidade da existência de um Poder superior a nós mesmos. Contudo, quando admitimos o estado miserável a que a vontade própria nos conduziu, abrimos os nossos olhos e as nossas mentes a novas possibilidades. Quando os outros nos falam de um Poder que trouxe sanidade às suas vidas, começamos a acreditar que esse Poder poderá fazer o mesmo por nós. Uma árvore despida dos seus ramos morre se não lhe enxertarem novos ramos. Da mesma forma, a adicção despiu-nos de toda a direcção que tínhamos. Para crescer, ou mesmo para sobreviver, temos de abrir as nossas mentes e deixar que novas ideias sejam introduzidas nas nossas vidas.
SÓ POR HOJE: 
Vou pedir ao meu Poder Superior que abra a minha mente às ideias novas de recuperação.