PROJETO

άσκηση Desenvolvimento Humano Projeto: Parceria pela Vida

Marcelo Schmidt

Missão:

Nossa missão é em prol da vida, agregando valores positivos e espirituais ao desenvolvimento do ser humano. Nossa maior meta é ter as vidas transformadas a partir do conhecimento, autoconhecimento e crescimento pessoal.

Visão Geral:

Temos como primordial o desenvolvimento do ser humano, buscando a mudança do seu estilo de vida, da sua identidade pessoal e social, para que o mesmo possa desenvolver todo seu potencial, tornando-se produtivo e valorizado no contexto social.

Objetivos:

Sabemos que as drogas tem permeado a sociedade e as famílias há tempos, mas não conhecemos na história um período em que o uso de substâncias psicoativas teve tal impacto econômico e social. Muitas vezes a falta de informação leva a uma abordagem inadequada do problema. A sociedade e os familiares devem ser orientados, a fim de que tenham melhor entendimento da situação e possam dar apoio de forma adequada.

Diante desta realidade, a άσκηση Desenvolvimento Humano apresenta como objetivo a necessidade da responsabilidade compartilhada e da redução de danos à saúde e à sociedade, bem como prestar consultoria na área da dependência química para a sociedade em geral em seus diversos segmentos (indivíduos, famílias, empresas, ONG’s, instituicões educacionais, associações) .

Serviços:

- Cursos, capacitação e treinamento:

Atuamos na elaboração e execução de treinamentos, capacitação e cursos voltados para a prevenção e tratamento da Dependência Química, para os diversos segmentos da sociedade . Os serviços oferecidos pela άσκηση Desenvolvimento Humano são presenciais e itinerantes, se adequando ao perfil e necessidade das empresas e instituições solicitantes.

-Seminários e palestras:

Atuamos na elaboração e execução de seminários, palestras e workshops voltados para a dependência, codependência, prevenção, tratamento e demais temáticas relacionados à área da dependência química para os diversos segmentos da sociedade.

- Projetos Terapêuticos e Sociais:

Temos acima de tudo uma preocupação e uma obrigação social frente à problemática do uso, abuso e dependência de SPA’s (Substâncias Pscoativas) , por isso atuamos efetivamente na elaboração de projetos terapêuticos e sociais para a redução dos prejuízos relacionados ao uso dessas substâncias. Atuamos junto às Secretarias Municipais e Estaduais de Assistência Social, Saúde, Educação, empresas e outras instituições, com o desafio a organização de ações eficazes para lidar com a problemática do uso abusivo de álcool e outras drogas. Para tal a άσκηση Desenvolvimento Humano elabora projetos destinados a redução de danos à saúde e à sociedade e oferece estratégias de ações de acordo com o público alvo.

-Gerenciamento Terapêutico para instituições de tratamento:

De acordo com a demanda que cresce dia após dia, também cresce o número de Clínicas, Residências e Comunidades Terapêuticas e demais instituições com foco no tratamento, recuperação e reinserção social de pessoas com problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas. A mão de obra especializada para o trabalho nessas instituições é algo escasso e o bom gerenciamento é indispensável para uma prestação de serviço de qualidade na atenção aos usuários de substâncias psicoativas e seus familiares. Sendo assim, proporcionamos às instituições interessadas, o serviço de gerenciamento terapêutico prestando consultoria periódica, auxiliando nas etapas de abertura e formação da instituição, organização da estrutura física, orientação sobre as documentações necessárias para o funcionamento legal da instituição, elaboração do projeto terapêutico, metodologia e treinamento teórico e prático da equipe de profissionais.

Para instituições já existentes, realizamos a consultoria, fazendo uma avaliação através de sondagem por tempo pré determinado (tempo para observar o funcionamento da instituição). Posteriormente, apresentamos um relatório técnico dando nosso parecer sobre a instituição avaliada e acrescentando, quando necessárias, alternativas que irão melhorar o funcionamento, a qualidade e os resultados de nossos clientes.

CONTATOS:

Celular: (41) 99736 5087

email:

aoknondh@gmail.com,

marcelo.schmidt1@gmail.com,

https://aoknondh.blogspot.com

quarta-feira, 17 de abril de 2019

MEDITAÇÃO DO DIA

QUARTA, 17 DE ABRIL DE 2019

PRIORIDADE: REUNIÕES
"Ao princípio achava que seria impossível ir a mais do que uma ou duas reuniões por semana. Mais do que isso não ia adaptar-se à minha vida ocupada. Mais tarde aprendi que as minhas prioridades estavam todas ao contrário. Todas as outras coisas é que iriam ter de adaptar-se ao meu compromisso com as reuniões." Basic Text II, p. 204
Alguns de nós íam pouco a reuniões quando chegámos a Narcóticos Anónimos, e depois ficávamos muito espantados por não conseguirmos manter-nos limpos. O que rapidamente aprendemos foi que, se quiséssemos manter-nos limpos, tínhamos de fazer da participação em reuniões uma prioridade. Por isso começámos tudo de novo. Seguimos a sugestão do nosso padrinho ou madrinha e comprometemo-nos a ir a noventa reuniões em noventa dias. Identificámo-nos como recém-chegados durante os primeiros trinta dias, para que os outros pudessem conhecer-nos. Sugeriram-nos que parássemos de falar o tempo suficiente para aprendermos a ouvir. Em breve começámos a ter vontade de ir a reuniões. E começámos a manter-nos limpos. Hoje vamos a reuniões por uma série de razões. Às vezes vamos a reuniões para partilhar a nossa experiência, força, e esperança com membros mais novos. Às vezes vamos para ver amigos. E às vezes vamos só porque queremos um abraço. De vez em quando saímos de uma reunião e vemos que não ouvimos uma única palavra do que foi dito - mas mesmo assim sentimo-nos melhor. A atmosfera de amor e de alegria que enche as nossas reuniões tem-nos mantido limpos por mais um dia. Por mais confuso que seja o nosso dia, fazemos da ida a reuniões uma prioridade.

SÓ POR HOJE:
Cá bem dentro, sei que as reuniões fazem-me bem por uma série de razões. Hoje quero aquilo que seja bom para mim. Irei a uma reunião.

άσκηση Desenvolvimento Humano
MOTIVAÇÃO PARA O TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

É sabido que a motivação é fator fundamental em qualquer abordagem terapêutica ou modelo de tratamento para a Dependência Química. É a motivação que vai mostrar a disponibilidade da pessoa para promover mudanças comportamentais importantes e efetivas com relação à adicção.

Estar motivado é estar em um estado de prontidão para a mudança.

Sendo assim é de fundamental importância o conhecimento do nível de motivação para se aplicar a intervenção mais adequada às necessidades da pessoa. Aumentando assim a possibilidade de sucesso no tratamento.

Nos anos 80, o Dr. James Prochaka e o Dr. Carlo Diclemente, psicólogos norte americanos, criaram um modelo para identificar o estágio que se encontra o dependente químico com relação à doença.

São eles:

1º) Pré contemplação: É a fase da negação do problema. Frases como “uso, mas tenho o controle...”, “paro quando quiser...”, são comuns nessa fase. Nesse estágio a pessoa precisa de informação sobre a doença e de feedback para tomar consciência da situação.

2º) Contemplação: Momento em que o dependente químico começa a perceber uma relação entre seu comportamento adictivo e seus problemas familiares, financeiros, profissionais e pessoal. Geralmente é nesse momento que se procura tratamento. No entanto é comum nessa fase a ambivalência, cabendo ao terapeuta auxiliar a pessoa a prosseguir.

3º) Preparação: è quando se começa a definir qual técnica será mais eficaz para produzir as mudanças necessárias. Nessa fase a pessoa tem consciência do problema e está comprometida c a responsabilidade de mudança.

4º) Ação: É hora de colocar em prática o que foi definido na etapa anterior. A pessoa passa a adquirir novos hábitos que a levam a uma mudança no Estilo de Vida, torna mais centrada e objetiva.

5º) Manutenção: Essa fase é o fim do tratamento e o início da recuperação. É uma etapa que depende de muitas variáveis. Porém, com acompanhamento profissional e determinação da pessoa é possível manter as mudanças alcançadas e identificar outros aspectos ainda não avaliados.

Em todo o processo é fundamental o apoio familiar, o fortalecimento das redes de proteção e auxilio profissional, para orientar a pessoa nas tomadas de decisões necessárias para a mudança.
Por Marcelo Schmidt