PROJETO

άσκηση Desenvolvimento Humano Projeto: Parceria pela Vida

Marcelo Schmidt

Missão:

Nossa missão é em prol da vida, agregando valores positivos e espirituais ao desenvolvimento do ser humano. Nossa maior meta é ter as vidas transformadas a partir do conhecimento, autoconhecimento e crescimento pessoal.

Visão Geral:

Temos como primordial o desenvolvimento do ser humano, buscando a mudança do seu estilo de vida, da sua identidade pessoal e social, para que o mesmo possa desenvolver todo seu potencial, tornando-se produtivo e valorizado no contexto social.

Objetivos:

Sabemos que as drogas tem permeado a sociedade e as famílias há tempos, mas não conhecemos na história um período em que o uso de substâncias psicoativas teve tal impacto econômico e social. Muitas vezes a falta de informação leva a uma abordagem inadequada do problema. A sociedade e os familiares devem ser orientados, a fim de que tenham melhor entendimento da situação e possam dar apoio de forma adequada.

Diante desta realidade, a άσκηση Desenvolvimento Humano apresenta como objetivo a necessidade da responsabilidade compartilhada e da redução de danos à saúde e à sociedade, bem como prestar consultoria na área da dependência química para a sociedade em geral em seus diversos segmentos (indivíduos, famílias, empresas, ONG’s, instituicões educacionais, associações) .

Serviços:

- Cursos, capacitação e treinamento:

Atuamos na elaboração e execução de treinamentos, capacitação e cursos voltados para a prevenção e tratamento da Dependência Química, para os diversos segmentos da sociedade . Os serviços oferecidos pela άσκηση Desenvolvimento Humano são presenciais e itinerantes, se adequando ao perfil e necessidade das empresas e instituições solicitantes.

-Seminários e palestras:

Atuamos na elaboração e execução de seminários, palestras e workshops voltados para a dependência, codependência, prevenção, tratamento e demais temáticas relacionados à área da dependência química para os diversos segmentos da sociedade.

- Projetos Terapêuticos e Sociais:

Temos acima de tudo uma preocupação e uma obrigação social frente à problemática do uso, abuso e dependência de SPA’s (Substâncias Pscoativas) , por isso atuamos efetivamente na elaboração de projetos terapêuticos e sociais para a redução dos prejuízos relacionados ao uso dessas substâncias. Atuamos junto às Secretarias Municipais e Estaduais de Assistência Social, Saúde, Educação, empresas e outras instituições, com o desafio a organização de ações eficazes para lidar com a problemática do uso abusivo de álcool e outras drogas. Para tal a άσκηση Desenvolvimento Humano elabora projetos destinados a redução de danos à saúde e à sociedade e oferece estratégias de ações de acordo com o público alvo.

-Gerenciamento Terapêutico para instituições de tratamento:

De acordo com a demanda que cresce dia após dia, também cresce o número de Clínicas, Residências e Comunidades Terapêuticas e demais instituições com foco no tratamento, recuperação e reinserção social de pessoas com problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas. A mão de obra especializada para o trabalho nessas instituições é algo escasso e o bom gerenciamento é indispensável para uma prestação de serviço de qualidade na atenção aos usuários de substâncias psicoativas e seus familiares. Sendo assim, proporcionamos às instituições interessadas, o serviço de gerenciamento terapêutico prestando consultoria periódica, auxiliando nas etapas de abertura e formação da instituição, organização da estrutura física, orientação sobre as documentações necessárias para o funcionamento legal da instituição, elaboração do projeto terapêutico, metodologia e treinamento teórico e prático da equipe de profissionais.

Para instituições já existentes, realizamos a consultoria, fazendo uma avaliação através de sondagem por tempo pré determinado (tempo para observar o funcionamento da instituição). Posteriormente, apresentamos um relatório técnico dando nosso parecer sobre a instituição avaliada e acrescentando, quando necessárias, alternativas que irão melhorar o funcionamento, a qualidade e os resultados de nossos clientes.

CONTATOS:

Celular: (41) 99736 5087

email:

aoknondh@gmail.com,

marcelo.schmidt1@gmail.com,

https://aoknondh.blogspot.com

domingo, 21 de abril de 2019

MEDITAÇÃO DO DIA

DOMINGO, 21 DE ABRIL DE 2019


MEDO

"Chegámos à conclusão de que não tínhamos outra escolha senão mudarmos completamente as nossas velhas maneiras de pensar ou então voltávamos a usar." Texto Básico, p. 26
Muitos de nós descobriram que as suas velhas formas de pensar eram dominadas pelo medo. Tínhamos medo de não conseguir arranjar as nossas drogas, ou de que elas não fossem suficientes. Tínhamos medo de ser descobertos, de sermos presos, de irmos para a cadeia. Mais abaixo na lista estavam os medos de problemas financeiros, de não termos casa, de uma "overdose", de doenças. E o nosso medo controlava as nossas acções. Os primeiros tempos em recuperação não eram muito diferentes para muitos de nós; era, também nessa altura, o medo a dominar os nossos pensamentos. "E se estar em recuperação trouxer muita dor?", perguntávamos a nós mesmos. "E se eu não conseguir? E se as pessoas em NA não gostarem de mim? E se NA não resultar?" 0 medo por detrás destes pensamentos pode ainda controlar o nosso comportamento, impedindo-nos de tomar os riscos necessários para nos mantermos limpos e crescermos. Pode parecer mais fácil resignarmo-nos à certeza de que vamos falhar, desistindo antes mesmo de começarmos, em vez de arriscarmos tudo com base numa réstia de esperança. Mas esse tipo de pensamento apenas leva à recaída. Para nos mantermos limpos, temos de encontrar a boa-vontade para mudar as nossas velhas formas de pensar. Aquilo que resultou para outros adictos pode resultar para nós - mas temos de estar dispostos a arriscar. Temos de substituir as nossas dúvidas, velhas e cínicas, por novas afirmações de esperança. Quando fazemos isso, veremos que vale a pena arriscar.
SÓ POR HOJE: 
Rezo pela boa-vontade para mudar as minhas velhas formas de pensar, e pela capacidade para ultrapassar os meus medos.

sábado, 20 de abril de 2019


      Especialista em terapia familiar lança livro sobre codependência
Romina Miranda é jornalista e especialista em Terapia Familiar Sistêmica pela Unifesp. 
Atualmente, como docente universitária no colegiado de Psicologia, Palestrante, Terapeuta de Famílias e  Pesquisadora da Unifesp, Romina Lança o livro “ Até que a droga nos separe: um olhar sobre a codependência”, que reúne sua experiência pessoal às vivências profissionais durante estes 10 anos
O conceito de codependência, sua relação com a dependência química, suas peculiaridades nos sistemas conjugal, parental e filial, seus aspectos intergeracionais e os transtornos associados são alguns dos temas abordados na obra , que traz também depoimentos de familiares de usuários de substâncias psicoativas e a vivência prática da autora em mais de dez anos de atuação na área. Um dos diferenciais fica por conta da proposta de intervenção para a codependência apresentada por Romina, baseada no tripé autoconhecimento , autoaceitação e autocuidados, com sugestões práticas para o início do processo de recuperação. Fragmentos de seus textos em sites, blogs, revistas e redes sociais completam o livro, obra da Líbélula Publicações.
Boa leitura!

MEDITAÇÃO DO DIA

SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2019


DISTANCIAMENTO

"A adicção é uma doença que atinge toda a família, mas nós só podíamos modificar-nos a nós próprios." IP no 13, Os jovens e a recuperação
Muitos de nós vêm de famílias gravemente perturbadas. Por vezes a insanidade que reina entre os nossos familiares parece esmagadora. Por vezes sentimos a vontade de fazer as malas e de partir para muito longe. Rezamos para que os nossos familiares se juntem a nós em recuperação mas, para nossa grande tristeza, isso nem sempre acontece. Por vezes, apesar dos nossos melhores esforços para transmitir a mensagem, descobrimos que não podemos ajudar aqueles que nos são mais queridos. A nossa experiência colectiva ensinou-nos que estamos frequentemente demasiado próximos deles para os ajudar. Aprendemos que é melhor entregá-los ao cuidado do nosso Poder Superior. Descobrimos que quando deixamos de tentar resolver os problemas de familiares, damo-lhes o espaço necessário para que tentem lidar com as suas vidas. Ao lhes recordarmos que não somos nós a conseguir resolver-lhes os problemas, damos a nós próprios a liberdade de viver as nossas próprias vidas. Acreditamos que Deus irá ajudar os nossos familiares. Por vezes, a melhor coisa que podemos dar àqueles que nos são queridos é o exemplo de continuarmos em recuperação. Para bem da sanidade da nossa família, e da nossa própria, devemos deixar os nossos parentes encontrarem o seu próprio caminho para recuperar.
SÓ POR HOJE: 
Vou procurar praticar o meu próprio programa e deixar a minha família aos cuidados de um Poder Superior.

sexta-feira, 19 de abril de 2019


Foram grandes os desafios e batalhas para que eu chegasse ate aqui,e iniciasse minha jornada nos estudos do Coaching.
Você deve estar se perguntando, o que eu tenho a ver com isso?
Talvez tenha tudo a ver. Eu já fui um grande procrastinador, eu inciava projetos mas não terminava, tinha preguiça, desanimo, achava que todos a minha volta eram os culpados.
Mas a verdade é que eu não sabia quem eu "ERA DE VERDADE" , se você não sabe quem você é de verdade, como encontrar a solução?
Quer saber como?
Foi através do processo de  Coaching...
Isso mesmo, e conto mais, mergulhei profundamente nas lições, nas tarefas de autoconhecimento, fiz minha Analise Comportamental, me estudei, e fui percebendo que eu só precisa de alguns ajustes...
... e foi assim que iniciei o passo a passo para sair dessa lama escura da "Procrastinação".
E quer saber mais?
Foi fácil? É claro que nãomas foi o inicio para um recomeço, uma mudança lenta porém produtiva.
Agora lhe pergunto, tem algo do que eu falei até agora, que tem a ver com você?
Se a resposta for... sim! não se preocupe, se eu consegui, você vai conseguir também.
Um dos maiores fatores que me ajudaram a sair da lama e da procrastinação, foi o mágico autoconhecimento.
Não desanime nunca! Por mais que as pessoas não confiem em seu potencial, eu sei que você pode, que você é capaz de passar essas barreiras. Você pode sim e estamos juntos.
Porém, faça como eu fiz mergulhe mais fundo na analise de sua vida, e se você não consegue fazer isso sozinho, faça seu Mapeamento Comportamental, é fácil e simples, isso pode salvar você de muitas dores e frustrações pelo simples fato de não se conhecer.
Se você ainda não fez, aproveite e fala com  a gente enviando um  e-mail para aoknondh.gmail.com para obter mais detalhes sobre Mapeamento Comportamental.
Voce ficará surpreso como que vai descobrir sobre suas qualidades e habilidades...
.Já pensou presentar um ente querido com um Mapeamento desse? Pense nisso.
aoknondh.blogspot.com

MEDITAÇÃO DO DIA
SEXTA, 19 DE ABRIL DE 2019
PÔR EM PRÁTICA
"São tantas as vezes em que adictos procuram obter as recompensas sem fazerem qualquer esforço." Texto Básico, p. 39
Quando chegámos a NA alguns de nós queriam tudo, e de imediato. Queríamos a serenidade, os carros, as relações felizes, os amigos, sermos íntimos do nosso padrinho ou madrinha - tudo aquilo que as outras pessoas tinham conseguido depois de meses e de anos a praticar os passos e a viver a vida tal como ela é. Foi com esforço que aprendemos que a serenidade só advém de se trabalhar os passos. Um carro novo é fruto de chegarmos todos os dias a horas ao trabalho e de tentarmos "praticar estes princípios em todas as nossas actividades", incluindo no nosso emprego. As relações saudáveis são fruto de muito esforço e de uma vontade nova de comunicar. A amizade com o nosso padrinho ou madrinha é fruto de lhe falarmos tanto nos bons como nos maus momentos. Em Narcóticos Anónimos encontrámos o caminho para uma forma melhor de vida. Para lá chegarmos, contudo, temos de pôr em prática aquilo que for preciso.
SÓ POR HOJE: Quero uma vida melhor. Vou fazer um inventário daquilo que quero, descobrir a forma de o conseguir, falar disso com o meu padrinho ou madrinha, e pôr em prática o que for necessário.

quarta-feira, 17 de abril de 2019

MEDITAÇÃO DO DIA

QUARTA, 17 DE ABRIL DE 2019

PRIORIDADE: REUNIÕES
"Ao princípio achava que seria impossível ir a mais do que uma ou duas reuniões por semana. Mais do que isso não ia adaptar-se à minha vida ocupada. Mais tarde aprendi que as minhas prioridades estavam todas ao contrário. Todas as outras coisas é que iriam ter de adaptar-se ao meu compromisso com as reuniões." Basic Text II, p. 204
Alguns de nós íam pouco a reuniões quando chegámos a Narcóticos Anónimos, e depois ficávamos muito espantados por não conseguirmos manter-nos limpos. O que rapidamente aprendemos foi que, se quiséssemos manter-nos limpos, tínhamos de fazer da participação em reuniões uma prioridade. Por isso começámos tudo de novo. Seguimos a sugestão do nosso padrinho ou madrinha e comprometemo-nos a ir a noventa reuniões em noventa dias. Identificámo-nos como recém-chegados durante os primeiros trinta dias, para que os outros pudessem conhecer-nos. Sugeriram-nos que parássemos de falar o tempo suficiente para aprendermos a ouvir. Em breve começámos a ter vontade de ir a reuniões. E começámos a manter-nos limpos. Hoje vamos a reuniões por uma série de razões. Às vezes vamos a reuniões para partilhar a nossa experiência, força, e esperança com membros mais novos. Às vezes vamos para ver amigos. E às vezes vamos só porque queremos um abraço. De vez em quando saímos de uma reunião e vemos que não ouvimos uma única palavra do que foi dito - mas mesmo assim sentimo-nos melhor. A atmosfera de amor e de alegria que enche as nossas reuniões tem-nos mantido limpos por mais um dia. Por mais confuso que seja o nosso dia, fazemos da ida a reuniões uma prioridade.

SÓ POR HOJE:
Cá bem dentro, sei que as reuniões fazem-me bem por uma série de razões. Hoje quero aquilo que seja bom para mim. Irei a uma reunião.

άσκηση Desenvolvimento Humano
MOTIVAÇÃO PARA O TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

É sabido que a motivação é fator fundamental em qualquer abordagem terapêutica ou modelo de tratamento para a Dependência Química. É a motivação que vai mostrar a disponibilidade da pessoa para promover mudanças comportamentais importantes e efetivas com relação à adicção.

Estar motivado é estar em um estado de prontidão para a mudança.

Sendo assim é de fundamental importância o conhecimento do nível de motivação para se aplicar a intervenção mais adequada às necessidades da pessoa. Aumentando assim a possibilidade de sucesso no tratamento.

Nos anos 80, o Dr. James Prochaka e o Dr. Carlo Diclemente, psicólogos norte americanos, criaram um modelo para identificar o estágio que se encontra o dependente químico com relação à doença.

São eles:

1º) Pré contemplação: É a fase da negação do problema. Frases como “uso, mas tenho o controle...”, “paro quando quiser...”, são comuns nessa fase. Nesse estágio a pessoa precisa de informação sobre a doença e de feedback para tomar consciência da situação.

2º) Contemplação: Momento em que o dependente químico começa a perceber uma relação entre seu comportamento adictivo e seus problemas familiares, financeiros, profissionais e pessoal. Geralmente é nesse momento que se procura tratamento. No entanto é comum nessa fase a ambivalência, cabendo ao terapeuta auxiliar a pessoa a prosseguir.

3º) Preparação: è quando se começa a definir qual técnica será mais eficaz para produzir as mudanças necessárias. Nessa fase a pessoa tem consciência do problema e está comprometida c a responsabilidade de mudança.

4º) Ação: É hora de colocar em prática o que foi definido na etapa anterior. A pessoa passa a adquirir novos hábitos que a levam a uma mudança no Estilo de Vida, torna mais centrada e objetiva.

5º) Manutenção: Essa fase é o fim do tratamento e o início da recuperação. É uma etapa que depende de muitas variáveis. Porém, com acompanhamento profissional e determinação da pessoa é possível manter as mudanças alcançadas e identificar outros aspectos ainda não avaliados.

Em todo o processo é fundamental o apoio familiar, o fortalecimento das redes de proteção e auxilio profissional, para orientar a pessoa nas tomadas de decisões necessárias para a mudança.
Por Marcelo Schmidt

terça-feira, 16 de abril de 2019

άσκηση Desenvolvimento Humano

 COACHING PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

          - Você está em busca de uma vida melhor?

            - O sofrimento tem sido uma rotina em sua vida?
            - O que você acha de conquistar a sua paz de espírito?


Você vai aprender:


            -  Aceitação e Prevenção
            - Transformar os Desafios em Estímulos Positivos;
            - Despertar a Espiritualidade;
            - Construir uma Vida com Propósito, Sentido e Significado;
            - Utilizar o Método Coaching para a mudança de Estilo de Vida
             (Visão de Futuro, Alvos, Prioridades, Planejamento e Ação)
Módulos:

1-    Conhecimento:
a.    -Conhecendo a Dependência Química
b.    -PPR, Plano de Prevenção à Recaída
2-    Auto conhecimento:
a.    -Trabalhando a auto estima,
b.    -Aprendendo a lidar com emoções e sentimento
c.    -Ressignificação
3-     Conhecer e elaborar sua Missão de Vida:
a.    -Princípios e Valores
4-    Despertar Espiritual:
a.    -A relação do adicto com o seu verdadeiro EU
b.    -A relação com o Poder Superior (Deus)
c.    -A harmonia com seu semelhante
5-    Construir um novo de Estilo de Vida:
a.    -Visão de Futuro,
b.    -Alvos,
c.    -Prioridades,
d.    -Planejamento e
e.    –Ação

Esse é o momento de você transformar sua vida, entre em contato:
Blog: aoknondh.blogspot.com
E-mail: aoknondh@gmail.com  


O QUE É COACHING?

O coaching é um processo que envolve técnicas e ferramentas com a finalidade definida de tirar o indivíduo do seu estado atual para conduzi-lo ao ponto desejado, ao alcance de uma nova meta. O sucesso do processo de coaching depende de sua capacidade em solucionar problemas e estabelecer metas. O coaching é um processo com a finalidade de  elevar o desempenho do indivíduo, por meio do autoconhecimento e autodesenvolvimento, o que aumenta os resultados positivos através de ferramentas, técnicas e metodologia cientificamente comprovadas, a fim de atingir o estado desejado. 
O processo é indicado para quem está em busca de equilíbrio ou de mudança pessoal.

COACHING É:
a) Uma forma de aprendizado e desenvolvimento;
b) Guiar alguém na direção de seu objetivo;
c) O compartilhamento mútuo de experiências e opiniões para criar resultados de comum acordo.

MEDITAÇÃO DO DIA

TERÇA, 16 DE ABRIL DE 2019


"FINGIR QUE..."

"O que hoje procuramos são soluções, não problemas. Tentamos aplicar aquilo que aprendemos." Texto Básico, p.65
A primeira vez que ouvimos dizer que deveríamos "fingir que", muitos de nós exclamaram: "Mas isso não é honesto! Julgava que em Narcóticos Anónimos era suposto sermos honestos quanto aos nossos sentimentos." Talvez possamos reflectir sobre quando chegámos pela primeira vez ao programa. Talvez não acreditassemos em Deus, mas mesmo assim rezávamos. Ou talvez não estivéssemos tão certos de que o programa iria resultar para nós, mas continuamos a vir a reuniões, não importava o que pensássemos. O mesmo aplica-se quando progredimos em recuperação. Podemos ter um terror das multidões, mas se agirmos com confiança e estendermos a mão, não só nos sentiremos melhor connosco, como iremos também descobrir que já não estamos tão receosos de grandes ajuntamentos. Cada acção que tomarmos com esta atitude mais depressa nos tornaremos nas pessoas que éramos supostos ser. Cada mudança positiva que fizermos constrói a nossa auto-estima. Ao nos comportarmos de forma diferente, iremos compreender que estamos também a começar a pensar de forma diferente. Estamos a começar a viver no caminho certo através do "fingir que".
SÓ POR HOJE: 
Vou aproveitar para fingir que consigo aceitar uma situação que antes receava enfrentar.
 DE ÁL PREVENÇÃO AO USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NO AMBIENTE DE TRABALHO
Dados sobre o uso de Álcool e outras drogas no trabalho
Estatísticas da Organização Mundial do Trabalho (OIT) apontam o Brasil entre os cinco primeiros do mundo em número de acidentes no trabalho. São em média 500 mil por ano e quatro mil deles resultam em morte. Dados indicam que de 20% a 25% dos acidentes de trabalho no mundo envolvem pessoas intoxicadas que se machucam a si mesmas e a outros.
Segundo cálculos do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), o Brasil perde por ano US$ 19 bilhões por absenteísmo, acidentes e enfermidades causadas pelo uso do álcool e outras drogas.
Sinais comuns e frequentes em pessoas envolvidas com álcool e outras drogas, de todas as idades, classes econômicas e esferas sociais:
·         queda de produtividade
·         acidentes de trabalho

segunda-feira, 15 de abril de 2019


MITOS E FATOS SOBRE A RECAÍDA


Muito se tem falado sobre o processo de recaída do dependente químico, conhecer a verdade sobre alguns pontos fundamentais da recuperação é fundamental. Então...

M. A recaída é falha no tratamento
F. A recaída é um erro evitável, podendo ser utilizada para detecção de estímulos antes desconhecidos.

M. A recaída ocorre somente no momento que o paciente usa álcool ou drogas.
F. A recaída começa dias antes do consumo. Mudanças de comportamento e atitudes, exposições inadvertidas a situações de risco precedem o consumo da droga.

M. A recaída só ocorre quando se faz uso da própria droga de preferência.
F. A recaída ocorre quando droga que altera o psiquismo (incluindo o álcool) é consumida pelo paciente (exceto medicações prescritas por médico). Álcool  frequentemente inicia o processo de recaída do dependente de cocaína.

M. A recaída é sinal de pouca motivação
F. Mesmo o paciente mais motivado apresenta recaídas. O processo de prevenção de recaídas é árduo e longo.

M. A recaída anula o que o paciente havia conquistado.
F. O paciente vai estruturando sua rotina paulatinamente, e quando ocorre a recaída, muitas das modificações são mantidas, devendo ser reforçadas os sinais que esta recaída forneceu.

M. A ausência de recaídas garante a recuperação do paciente.
F. Existem pacientes que não recaem, mas que nunca se recuperam dos prejuízos que a dependência proporcionou (ausência de mudança do estilo de vida).

M. A recaída é um acidente.
F. A recaída é previsível e evitável.

                                                                                                                                Marcelo Schmidt


MEDITAÇÃO DO DIA

SEGUNDA, 15 DE ABRIL DE 2019


VOLTA QUE ISTO RESULTA

"Começámos a gozar a vida sem drogas e queremos mais daquilo que NA tem para nos dar" Texto Básico, p. 31
Consegues lembrar-te de quando olhavas para os adictos em recuperação em NA e pensavas: "Se eles não estão a usar drogas, então por que diabo é que estão a rir?" Não é verdade que julgavas que o gozo acabava quando as drogas acabavam? Muitos de nós pensavam assim; tínhamos a certeza de estar a deixar para trás a "boa vida". Hoje muitos de nós conseguem rir disso, pois sabemos quão preenchidas as nossas vidas podem ser em recuperação. Muitas das coisas que tanto gozamos em recuperação são obtidas através de uma participação activa na Irmandade de NA. Começamos a encontrar verdadeiras companhias, amigos que nos compreendem e se preocupam connosco. Encontramos um lugar onde podemos ser úteis a outros. Existem reuniões de recuperação, actividades de serviço, e encontros da irmandade, que preenchem o nosso tempo e ocupam os nossos interesses. A irmandade pode ser um espelho que reflecte uma imagem mais exacta de quem somos. Encontramos professores, amigos, amor, carinho, e apoio. A irmandade tem sempre algo mais para nos dar, enquanto continuarmos a voltar.

SÓ POR HOJE:
Sei onde encontrar uma "vida boa". Hei-de voltar.

domingo, 14 de abril de 2019

MEDITAÇÃO DO DIA

DOMINGO, 14 DE ABRIL DE 2019


UMA VISÃO NOVA

"Quereremos realmente ver-nos livres dos nossos ressentimentos, da nossa raiva, do nosso medo?" Texto Básico, p. 39

Porque é que lhes chamamos "imperfeições"? Talvez lhes devessemos dar outro nome, tão perfeitamente moldadas estão às nossas vidas, e por isso tão difíceis de desaparecer. Alguns de nós acham que as imperfeições são na verdade aquilo que nos salvou quando andavámos a usar. Se isto for verdade, compreende-se então que por vezes nos agarremos a elas como se fossemos velhos amigos inseparáveis. Se tivermos problemas com ressentimentos, raiva, ou medo, poderemos querer imaginar o que seriam as nossas vidas sem esses defeitos desagradáveis. Se perguntarmos a nós mesmos porque é que reagimos de determinada forma, isso ajuda-nos a localizar o medo que está no cerne da nossa conduta. "Porque é que terei medo de ir além destes aspectos da minha personalidade?" perguntamos. "Será que tenho medo daquilo que virei a ser sem estes atributos?" Uma vez descoberto o nosso medo, seremos capazes de ultrapassá-lo. Tentamos imaginar o que seriam as nossas vidas sem algumas das nossas mais óbvias imperfeições. Isso dar-nos-á uma ideia daquilo que está para além do nosso medo, dando-nos a motivação para o atravessarmos. O nosso Poder Superior dá-nos uma visão nova para as nossas vidas, livres dos nossos defeitos. Essa visão é a essência dos nossos melhores e mais brilhantes sonhos para nós mesmos. Não precisamos de recear essa visão.

SÓ POR HOJE:
Vou imaginar o que seria a minha vida sem os meus defeitos de carácter. Vou rogar pela boa-vontade para deixar que Deus me remova as imperfeições.

CO-DEPENDÊNCIA


CO-DEPENDÊNCIA... nunca mais.  
Dizer sim, quando queria dizer não. Ultrapassar seus limites. Viver agradando aos outros em vez de agradar a si mesmo. Dar muito mais do que recebe. Sentir-se sempre usado e nunca valorizado como deveria ser. Ter medo de perder as pessoas que julga responsáveis pela sua felicidade. Insistir em relacionamentos que não funcionam. E mais: culpar os outros pela situação em que se encontram. Até quando ?
As pessoas que convivem com dependentes de comida, jogo, trabalho, sexo, drogas, álcool são, em geral, são as mais suscetíveis a sofrer crises de estresse e distúrbios nervosos na luta diária para livrar amigos e parentes das dependências.
Co-dependência nunca mais vai ajudá-lo a perceber a sua mais importante e, possivelmente, mais neglicenciada responsabilidade: cuidar de si mesmo e aprender a ser feliz. Admitir que você não é o culpado pelo vício de amigos e parentes é o primeiro passo para entender os seus problemas e angústias, trocando a ansiedade por uma vida equilibrada. 
O livro apresenta dezenas de casos reais, reflexões pessoais, exercícios e testes. Escrito por Melody Beattie, uma ex-viciada que conviveu com co-dependentes, o livro é um sucesso nos Estados Unidos, no Brasil e em outros países.



sábado, 13 de abril de 2019

MEDITAÇÃO DO DIA

SÁBADO, 13 DE ABRIL DE 2019


AGRADAR AOS OUTROS

"Este comportamento (na procura de aprovação) levou-nos mais fundo na adicção." Texto Básico, p. 16
Quando os outros aprovam aquilo que fazemos ou dizemos, sentimo-nos bem; quando desaprovam, sentimo-nos mal. As opiniões que tenham de nós, e a forma como essas opiniões nos fazem sentir, podem ter um valor positivo. Ao fazerem-nos sentir bem por estarmos no caminho certo, encorajam-nos a prosseguir em frente. O "agradar aos outros" é algo inteiramente diferente. "Agradamos aos outros" quando fazemos coisas, certas ou erradas, só para obtermos a aprovação de outra pessoa. Uma baixa auto-estima pode levar-nos a pensar que precisamos da aprovação de outra pessoa para nos sentirmos bem connosco. Fazemos aquilo que julgamos ser necessário para que elas nos digam que estamos bem. Por uns momentos sentimo-nos bem. Depois começamos a entrar em dor. Ao tentarmos agradar a outra pessoa, diminuímo-nos a nós próprios e aos nossos valores. Compreendemos que a aprovação dos outros não irá preencher o vazio dentro de nós. A satisfação interior que procuramos pode ser encontrada ao fazermos as coisas certas pelos motivos certos. Quebramos o ciclo de agradar aos outros quando deixamos de agir unicamente para obter a aprovação dos outros e começamos a agir de acordo com a vontade do nosso Poder Superior para nós. Acabamos assim por ficar agradavelmente surpreendidos ao vermos que as pessoas que realmente contam nas nossas vidas vão aprovar ainda mais o nosso comportamento. Mais importante ainda, contudo, é que nos vamos aprovar a nós próprios.
SÓ POR HOJE: 
Poder Superior, ajuda-me a viver de acordo com princípios espirituais. Só então é que eu poderei aprovar-me a mim próprio.

sexta-feira, 12 de abril de 2019

MEDITAÇÃO DO DIA

SEXTA, 12 DE ABRIL DE 2019


UMA VISÃO MAIS LARGA

"Todos os despertares espirituais têm algumas coisas em comum, que incluem um fim da solidão e um sentido de direcção nas nossas vidas." Texto Básico, p. 57
Algumas experiências espirituais dão-se quando nos confrontamos com algo que seja maior do que nós. Suspeitamos da acção de forças que estão além da nossa compreensão. Temos uma visão fugaz de algo maior e nesse momento somos atingidos pela humildade. A nossa caminhada através dos Doze Passos conduzirá a uma experiência espiritual da mesma natureza, só que mais profunda e duradoura. Sofremos um processo contínuo de esvaziamento do ego, ao mesmo tempo que nos tornamos mais conscientes de algo maior. A nossa visão do mundo alarga-se ao ponto de já não possuirmos mais um sentido exagerado da nossa própria importância. Através dessa nova consciência não nos sentimos mais isolados do resto da raça humana. Podemos não compreender porque é que o mundo é como é, ou porque é que as pessoas por vezes se tratam de uma forma tão selvagem. Mas compreendemos o sofrimento e, em recuperação, podemos fazer o nosso melhor para o aliviar. Quando a nossa contribuição individual se combina com a de outros, tornamo-nos uma peça essencial de um grande desígnio. Estamos por fim ligados a algo.
SÓ POR HOJE: 
Sou apenas uma pessoa no esquema mais global das coisas. Aceito humildemente o meu lugar no mundo.

quinta-feira, 11 de abril de 2019


                            TIPOS DE PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Prevenção primária: São atos que propõem a diminuição da ocorrência de determinada patologia nos cidadãos, minimizando a possibilidade de que novos casos ocorram, ou seja, almeja diminuir a incidência, prevenindo o uso de drogas antes que ele se inicie.
Público-alvo:  Crianças e adolescentes, a ideia é destacar ações como a conscientização e a sensibilização, portanto, são visados todos, e não somente aqueles considerados como de alto risco. Ela deve estar alicerçada nos pais e nos professores, conhecidos aqui como “educadores naturais”.


 Jovens e adultos, são fornecidas instruções básicas, no intuito de provocar e oportunizar uma reflexão ampla sobre as questões abordadas, bem como um maior comprometimento e atuação.
Medidas que visam a uma educação nesse sentido:
• Esta mediação precisa ser prematura e deve ser ofertada por meio de atividades agradáveis, inovadoras e didáticas.
• Ela deve estar inserida em um aspecto mais vasto da educação para a saúde, objetivando tornar interessantes as regras para uma vida saudável.

Prevenção secundária: São quaisquer atos com proposição a diminuir a prevalência de uma doença em uma população, reduzindo sua evolução e duração. Consiste em intervenções para evitar que um estado de dependência se estabeleça.
Público-alvo: Esta intervenção especializada é endereçada a qualquer indivíduo que já apresentou algum sinal de dificuldade, decorrente do consumo indevido de drogas.
Técnicas utilizadas: Compreensão do indivíduo no que diz respeito ao seu comportamento. Entendimento do significado das coisas que lhe acontecem e dos gestos que usa para determinadas situações. Oferta de conhecimento mais adequado com relação à questão da dependência química. Ressignificação de suas reações às diversas circunstâncias.

Prevenção terciária: São ações destinadas a diminuir ao mínimo as deficiências funcionais consecutivas à doença. O propósito é diminuir as sequelas de um uso já contínuo e intenso de drogas, sendo, em sua maioria, estratégias voltadas para a reabilitação e a reinserção social do indivíduo.
Público-alvo: Este tipo de prevenção é aplicada a todas as pessoas que já possuem a doença da dependência química. Nesta etapa, busca-se estimular os dependentes a procurar motivação para a recuperação.
Etapas Valendo-se do fato que o abuso de substâncias tóxicas já está estabelecido, busca-se realizar ações de reabilitação. Sendo assim, a prevenção terciária atua antes, durante e depois do tratamento.
Ø Antes do tratamento, a intervenção tem a intenção de auxiliar o sujeito a formular uma solicitação de amparo e se engajar em uma relação terapêutica efetiva.
Ø Durante o tratamento, auxilia para que o processo terapêutico não seja interrompido, evitando que a situação se transforme em um drama, porém sem minimizá-la.
Ø Depois do tratamento, visa a uma ação integrada com instituições voltadas para a reinserção socioeconômica.
Fonte: http://www.cnm.org.br/biblioteca/download/2698

MEDITAÇÃO DO DIA

QUINTA, 11 DE ABRIL DE 2019


UMA MENTE FECHADA

"Uma ideia nova não pode ser enxertada numa mente fechada... Uma mente aberta conduz-nos a um discernimento que sempre nos escapou." Texto Básico, p. 107
Chegámos a NA quando as nossas vidas não podiam estar mais em baixo. Já não sabíamos o que fazer. Aquilo de que mais precisávamos quando chegámos aqui eram ideias novas, novas formas de viver, vindas da experiência de pessoas que haviam visto essas ideias a funcionar. Mas as nossas mentes fechadas impediam-nos de absorver essas mesmas ideias de que necessitávamos para viver. A negação não nos deixa compreender o quanto precisamos de novas ideias e de um novo caminho. Ao admitirmos a nossa impotência e ao reconhecermos o quão desgovernadas as nossas vidas se tornaram, estamos a permitir-nos ver o quanto precisamos do que NA tem para dar. A auto-suficiência e a vontade próprias podem impedir-nos até de admitir a possibilidade da existência de um Poder superior a nós mesmos. Contudo, quando admitimos o estado miserável a que a vontade própria nos conduziu, abrimos os nossos olhos e as nossas mentes a novas possibilidades. Quando os outros nos falam de um Poder que trouxe sanidade às suas vidas, começamos a acreditar que esse Poder poderá fazer o mesmo por nós. Uma árvore despida dos seus ramos morre se não lhe enxertarem novos ramos. Da mesma forma, a adicção despiu-nos de toda a direcção que tínhamos. Para crescer, ou mesmo para sobreviver, temos de abrir as nossas mentes e deixar que novas ideias sejam introduzidas nas nossas vidas.
SÓ POR HOJE: 
Vou pedir ao meu Poder Superior que abra a minha mente às ideias novas de recuperação.

quarta-feira, 10 de abril de 2019


άσκηση Desenvolvimento Humano Projeto: Parceria pela Vida
Marcelo Schmidt

Missão:
Nossa missão é em prol da vida, agregando valores positivos e espirituais ao desenvolvimento do ser humano. Nossa maior meta é ter as vidas transformadas a partir do conhecimento, autoconhecimento e crescimento pessoal.

Geral: Visão
Temos como primordial o desenvolvimento do ser humano, buscando a mudança do seu estilo de vida, da sua identidade pessoal e social, para que o mesmo possa desenvolver todo seu potencial, tornando-se produtivo e valorizado no contexto social.

Objetivos:
Sabemos que as drogas tem permeado a sociedade e as famílias há tempos, mas não conhecemos na história um período em que o uso de substâncias psicoativas teve tal impacto econômico e social. Muitas vezes a falta de informação leva a uma abordagem inadequada do problema. A sociedade e os familiares devem ser orientados, a fim de que tenham melhor entendimento da situação e possam dar apoio de forma adequada.
 Diante desta realidade, a άσκηση Desenvolvimento Humano apresenta como objetivo  a necessidade da responsabilidade compartilhada e da redução de danos à saúde e à sociedade, bem como prestar consultoria na área da dependência química para a sociedade em geral em seus diversos segmentos (indivíduos, famílias, empresas, ONG’s, instituicões educacionais, associações) .

  Serviços:
- Cursos, capacitação e treinamento:
Atuamos na elaboração e execução de treinamentos, capacitação e cursos voltados para a prevenção e tratamento da Dependência Química, para os diversos segmentos da sociedade . Os serviços oferecidos pela άσκηση Desenvolvimento Humano são presenciais e itinerantes, se adequando ao perfil e necessidade das empresas e instituições solicitantes.

-Seminários e palestras:
 Atuamos na elaboração e execução de seminários, palestras e workshops voltados para a dependência, codependência, prevenção, tratamento e demais temáticas relacionados à área da dependência química para os diversos segmentos da sociedade.

- Projetos Terapêuticos e Sociais:
Temos acima de tudo uma preocupação e uma obrigação social frente à problemática do uso, abuso e dependência de SPA’s (Substâncias Pscoativas) , por isso atuamos efetivamente na elaboração de projetos terapêuticos e sociais para a redução dos prejuízos relacionados ao uso dessas substâncias. Atuamos junto às Secretarias Municipais e Estaduais de Assistência Social, Saúde, Educação, empresas e outras instituições, com o desafio a organização de ações eficazes para lidar com a problemática do uso abusivo de álcool e outras drogas. Para tal a  άσκηση Desenvolvimento Humano elabora projetos  destinados a redução de danos à saúde e à sociedade e oferece estratégias de ações de acordo com o público alvo.

-Gerenciamento Terapêutico para instituições de tratamento:
De acordo com a demanda que cresce dia após dia, também cresce o número de Clínicas, Residências  e Comunidades Terapêuticas e demais instituições com foco no tratamento, recuperação e reinserção social de pessoas com problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas. A mão de obra especializada para o trabalho nessas instituições é algo escasso e o bom gerenciamento é indispensável para uma prestação de serviço de qualidade na atenção aos usuários de substâncias psicoativas e seus familiares. Sendo assim, proporcionamos às instituições interessadas, o serviço de gerenciamento terapêutico prestando consultoria periódica, auxiliando nas etapas de abertura e formação da instituição, organização da estrutura física, orientação sobre as documentações necessárias para o funcionamento legal da instituição, elaboração do projeto terapêutico, metodologia e treinamento teórico e prático da equipe de profissionais.
Para instituições já existentes, realizamos a consultoria, fazendo uma avaliação através de sondagem por tempo pré determinado (tempo para observar o funcionamento da instituição). Posteriormente, apresentamos um relatório técnico dando nosso parecer sobre a instituição avaliada e acrescentando, quando necessárias, alternativas que irão melhorar o funcionamento, a qualidade e os resultados de nossos clientes.

CONTATOS:
Celular: (41) 99736 5087
email: